quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Universidade tecnológica no Brasil é uma fabrica de papel


Estudei 6 anos em umas das instituições de tecnologia do pais, das mais importantes e mais respeitadas.  O Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará. Traçando um paralelo era para sermos equivalente ao MIT dos Estados Unidos. Vários alunos se formando todos os semestres, e eu me perguntamos onde estão nossas tecnologias? Porque não conseguimos ter destaques nas comunidades cientificas, nas tecnologias de ponta, nas invenções do futuro. Porque não temos se quer um premio Nobel???
Ao passo que o Brasil cresce na economia parece estagnado tecnologicamente, quando me refiro a tecnologia de ponta. Não produzimos avião, pelo menos de forma autônoma não! Afinal recentemente o EUA impediu a Embrar de vender aviões tucanos para a Venezuela ao embargarem um componente tecnológico obrigatório e presentes nessas aeronaves brasileiras. Ao ler essa noticia sinceramente imaginei.... AGORA O MINISTRO DA CIENCIA E TECNOLOGIA VAI FICAR IRADO DA VIDA E VAI ABRIR UM PROJETO para o desenvolvimento deste componente e acabar com essa dependência ridícula. Ledo engano... nada absolutamente nada, N A D A foi feito.  Então continuemos a escrever nossas teses, monografias, trabalhos finais, apresentações, dissertações (é muita linda essa palavra). Enquanto não houver articulação entre governo federal e suas universidades para o desenvolvimento tecnológico não haverá progresso de fato, e não há tecnologia sem educação. Por isso defendo fortemente a criação de um ministério publico voltado para e somente para educação de base e outro para tratar das universidades e desenvolvimento tecnológico interligado com o setor estratégico do governo.
Para os curiosos de plantão é claro que a Venezuela comprou os aviões, de outra empresa concorrente. =/
Atenciosamente,

Nelson Lima

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Reduzindo o tamanho do executável do Delphi


Prezados,

Bem com nova versão do Delphi o XE2 estou vendo muita gente migrar para ele. É realmente uma versão surpreendente. É fantástica. Muito vêem do 2007, ate do Delphi 7. Bem, mas nem como tudo são flores, acontece que você migrou para o Delphi XE2 compilou seu projeto e poxa vida... Como o executável ficou grande. =/ Bem vamos dar uma solução para isso, se é que você já não conheça.

UPX para compactar seu executável
Apresento a vocês o UPX. Ele vai comprimir seu executável como um ZIP, mas não perder as características de ser um executável, e  ainda consegue dar alguma proteção para engenharia reversa. O contra é que ele ainda não funciona para compilações com 64 bits.

Baixando o UPX
Se você estiver utilizando o Windows. Caso seu sistema operacional seja Linux vá ate o site: http://upx.sourceforge.net/ e baixe a versão mais adequada.

Instalando o UPX
Para instalar basta você descompactar o arquivo em uma pasta de sua preferência. E observar a existência de um arquivo UPX.exe
É este arquivo que vamos executar com alguns parâmetros para reduzir nosso executável.

Executando
Eu normalmente crio um arquivo “UPX.txt” com o seguinte
"C:\Nelson\ProjetoTeste\Win32\Debug\upx308w\upx.exe" -9 Project1.exe
Em seguida mudo o nome para “UPX .bat”
Bem você pode observar que o UPX aceita mais parâmetros,   -9 indica maior compressão já -1 indica mais velocidade e menos compressão. Assim por diante, há outras opções como visto na tela a seguir:


Conclusão
No meu aplicativo exemplo houve uma redução considerável, a casos que isso não acontece, alem disso você pode testar outros parâmetros para ver se obtêm melhores resultados. Para os curiosos de plantão meu arquivo tinha quase 12 MB ficou com 3,3MB.  E a razão por o Delphi ter arquivos tão grandes agora???? Boa parte se deve ao fato dele implementar compatibilidade com o Unicode.

Espero que tenha sido útil. Ate a próxima valeu. Duvidas, criticas, sugestões e correções vide comentários. =)

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Video Game Caseiro


É isso mesmo =)
Neste post, vim divulgar um trabalho que encontrei de uns cara, por vários motivos. Um deles é que assim como eles, eu já pensei em fazer meu próprio vídeo game, deste que me entendo por gente sempre tive uma paixão por games.  Ao encontrar o site Uzebox, tive uma identificação imediata. O melhor de tudo é o projeto está em pleno vapor. Os participantes estão ativos. A organização do site é um show aparte, rico em informações e tudo bem organizado, documentado e disponibilizado.
Gostaria muito de ver um projeto deste no Brasil, feito por brasileiros, mas não encontrei pessoas motivadas ainda para fazer essa parceira. Acredito que é superimportante conseguir ainda que de forma rudimentar dominar a tecnologia dos games, afinal hoje em dia essa indústria já movimenta mais dinheiro que a do cinema.
Não deixe de visitar o site se você gosta de vídeo game,  programação, microcontroladores, atmel, atmega, AVR ou ainda PIC eletrônica, animação esse projeto é fantástico, inovador e se crescer a dimensões esperadas pode revolucionar a industria dos games. Existem videos no youtube como este abaixo para divulgar o projeto vale muito apena.



Espero que tenham gostado até a próxima.