terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pix4D: Alta Tecnologia + GPS + Foto 2D = Modelagem 3D

Sempre procuro encontrar novas tecnologias de modo que facilitem o meu trabalho ou que me tornem mais poderoso, do ponto de vista da minha capacidade de trabalhar. Acredito que buscar novas tecnologias é algo que faz parte do trabalho e que deveria ser uma atividade livre em todas as empresas.

A ultima que encontrei e e quero compartilhar aqui agora com vocês é magnificente inspiradora. Não há realmente uma inovação tecnológica propriamente dita, há na verdade uma nova maneira de fazer. É como um bolo, os ingredientes são os mesmos, o que mudou foi a receita.

O Google Earth foi um bom exemplo disso e sinto o mesmo com o Pix4D, ele combina um UAV (unmanned aerial vehicle) ou VANT(Veiculo aéreo não tripulado) equipado com GPS e câmera de fotografia aérea com software de processamento de imagens para criar uma modelagem 3D de qualquer terreno.

Para ver o que pode fazer o Pix4D assista o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cJ-nCgBXZ5I

Não uma inovação brilhante de tecnologia é uma combinação de varias que tecnologias existentes que acaba por se tornar uma brilhante inovação.

Bem o resultado final a empresa informa que depende dos equipamentos utilizados, da precisão do GPS, mas com uma Canon Ixus sobrevoando a uma altura de 150 metros consegue se uma precisão de 10cm.

A quantidade de imagens depende diretamente da área a ser coberta necessita para um ótimo resultado uma sobreposição de entre 60% a 80%.

Outro ponto bastente interessante que as informações são enviada pelo site fazendo-se upload das arquivos e em alguns minutos é liberado um relatório com a precisão do levantamento. Caso esteja satisfeito, é fazer o pagamento e adquirir o material final. =)

Espero que tenha gostado. Abraços e até o próximo.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

I2C – Compatibilizando tensões no barramento 3.3V e 5V

Hoje vim mostrar algumas soluções que encontrei para um problema crescente para quem usa I2C. A compatibilidade de tensões entre os barramentos de equipamentos em 1.8V, 3.3V e 5V e outras tensões ,mas os citados são os mais comuns.
Ocorre é que há uma tendência natural dos fabricantes de produzirem circuitos integrados que operem com tensões menores, pois quanto menor a tensão, menor a corrente e menor o consumo, isso certamente pensando nos dispositivos moveis que estão cada dia mais presentes. Então no cenário atual temos circuitos por exemplo que operam em 5V, circuitos que operam em 3.3V com tolerância até 5V (Isso deve conter no datasheet) e circuitos exclusivamente com 3.3V(normalmente sua tolerância vai ate 3.6V) então como compatibilizar o BUS ou barramento de dados SCL, SDA??? Bem venho apresentar 3 soluções abaixo:
1) Level Shift com MOS-FET
Basicamente consiste em colocar um MOS-FET em cada linha do barramento. O cuidado aqui é que o GATE (g) deve ser colocado sempre na menor tensão, neste caso acima ele foi ligado ao 3.3V os MOS-FET são de baixa potencia. E de preferência devem ser idênticos nas duas linhas do barramento. Segue as características que deve ser seguidas:
Type : N-channel enhancement mode MOS-FET.
Gate threshold voltage : V
GS(th) min. 0.1V max. 2V
On resistance : R
DS(on) max. 100 Ohm @ ID= 3mA, VGS= 2.5V
Input capacitance : C
iss max. 100 pF @ VDS= 1V, VGS = 0V
Switching times : t
on toff max. 50 ns.
Allowed drain current : I
D 10 mA or higher.
Alguns mos-fet que podem ser utilizados: BSS138, VN2222L, 2N7002
2) CI PCA9517

Aqui é um circuito integrado que faz todo o trabalho. Neste caso é o PCA9517 da NXP Philips. Existem outros como o PCA9306 e há também outros fabricantes.
3) DRONES I2C/SMBus Voltage Traslator

A imagem já diz tudo. Aqui já vem o CI soldado em uma placa com os resistores de um pull-up e as ligações dos pinos de tensão e terra. O problema é encontrar isso no Brasil. Segue o link do fabricante: http://store.diydrones.com/I2C_SMBus_Voltage_Traslator_I2C_Level_Shifter_p/br-0009-01.htm
Mas do que nunca vejo como é fundamental e estratégico possuir um fabrica de chips no Brasil, pois assim como no final do século XIX e inicio do século XX foi estratégico criar usinas para gerar eletricidade no inicio deste século é preciso criar componentes eletrônicos. =)
Nelson Limajnelson3@ig.com.br