quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Instalando Windows XP ASUS Eee PC Series

Olá pessoal,

Bom esse é meu primeiro artigo aqui do blog e espero que ele ajude muito outros que tenham esse mesmo desafio que tive.
O desafio
Chamei de desafio porque apesar da teria ser conhecida era a prima vez que tive a incumbência de instalar em um NETbook um sistema operacional. No meu caso o Window XP.
Aqui vou explicar como instalar o Windows XP em um netbook ASUS Eee PC 4G (Eee PC series). Como sabem esses netbooks são cheios de USB, mas desprovidos de CD-ROM. Segue a foto do “bichinho”:



A primeria idéia que veio a minha cabecinha, foi, assim como já tinha lido algo a respeito, colocar o boot em um pendriver. Baixei os programas, formatei pendriver, coloquei os programas armei todo o circo, mas na hora o mágico entrar em ação!!!! POW! Quem surgiu foi o palhaço, pois na hora da instalação as opções de driver C e D ficaram invertidas, eu teria que instalar o Windows no driver D: pois o pendriver estava como driver C:. É claro que depois poderia mudar mas não achei a idéia muito amigável. Depois varias tentativas e muitas buscas nos Google encontrei artigos específicos par essa instalação, mas parecia muito mais trabalhoso. Olhei para um lado e olhei para o outro derrepente pensei se eu colocar um driver de CD-ROM no USB.....mas so tenho case de HD.... então eis que surge a pergunta....”E porque não????”


Solução

Resolvi abrir o case e remover o HD, coloquei em seguida um drive de CD-ROM, liguei USB e fonte , coloquei e liguei o netbook. Pronto =) reconhecido o CD-ROM , coloquei como boot principal do netbook cd do XP dentro e pronto.
Segue a foto:



Conclusão

Resolvi colocar essa dica poque muito procurei como instalar o XP no netbook e não encontrei muitas coisas diferentes autorais e sim muitas copias de uma soluição bem mais complicada. Resalto que essa dica serve para qualquer computador que não tenha CD-ROM. Na verdade o que fiz criar um driver de CD-ROM USB, o que não é muito comum para vender. E para isso utilizei um driver de HD que é bem mais comum. A todos uma boa instalação e até o próximo.


Nelson Lima